Skip to main content

Bungie Confirma: Cayde-6 está “100% Morto”

A Bungie confirmou a morte de Cayde-6 no mesmo dia que o trailer foi ao ar na E3. Para entender melhor o que aconteceu, clique aqui.

Em uma entrevista ao vivo ao YouTube, Scott Taylor e Steve Cotton falaram sobre a morte do personagem Cayde-6. As afirmações foram claras, segundo Cotton a Bungie queria trazer um tom mais escuro e num mundo com heróis que morrem, que fosse algo com consequências, algo com riscos altos.

Então apesar de ter sido dificil tomar a decisão, há cerca de 1 ano eles decidiram matar Cayde-6. A definição veio na fala de Taylor.

He looks dead! He looks dead. He does not look good. He is dead.

“Ele parece morto! Ele parece morto. Ele não aparenta estar bem. Ele está morto.”

A segunda confirmação: entrevista para PC Gamer

Um dia depois, em entrevista para a PC Gamer, foram ditas diversas coisas interessantes sobre a expansão, mas falarei disso em outra publicação. Dessa vez Christopher Barret acompanhou Scott Taylor na conversa.

No momento em que a conversa fala sobre a história, os desenvolvedores do jogo afirmam novamente que essa história teria que ser uma vingança, algo bem intimo do jogador, e por isso Cayde-6 foi escolhido.

Então, é feita uma afirmação bem direta pela PC Gamer:

And you can’t put it out there only to take it back.

Taylor: He’s dead. He is dead. I will 100 percent confirm Cayde’s dead. We want people to understand the stakes here. You should really hate the people who did this.

“E você não pode simplesmente propor isso [a morte] e depois pegar de volta.

Taylor: Ele tá morto. Ele está morto. Eu vou confirmar 100% que Cayde está morto. Nós queremos que as pessoas entendendam o que está em jogo aqui. Você realmente deve odiar as pessoas que fizeram isso [Uldren].”

Memorial à Cayde-6 feito por fãs

A lore de Destiny não sugere um retorno

Porém, apesar de Cayde-6 ser uma máquina, um Exo, não é tão simples consertá-lo. Os Exos foram construídos como máquinas de guerra, simplesmente para substituir o corpo humano, mas manter a inteligência viva, e a partir disso obter uma vantagem.

Ao contrário do que se possa imaginar, a numeração após o nome de um Exo é a quantidade de vezes que sua memória foi apagada, e não a quantidade de vezes que ele morreu e foi reconstruído.

Devido a isto, por exemplo, que Banshee-44 tem tanta dificuldade em reconhecer coisas simples, como o Guardião. Ele também tem problemas em lembrar projetos de armas, como na jornada para obter a Simulador de Dormência em Destiny 1.

No caso de Cayde-6, uma vez que seu fantasma também foi destruído, não há como “religar” a mente dele. Ao menos não como era antes, para criar um Cayde-7. Isso acontece pois a morte é justamente a morte da mente do Exo, e não seu corpo, como acontece com Cayde.

Veja nesse vídeo como a Clovis Bray trata a situação dos Exos:

Uma ultima aposta

Acredito que o personagem Cayde-6 realmente tenha morrido. O que não quer dizer que ele deixe de ser citado, ou faça parte da história futura de Destiny.

Pode ser que de agora em diante mais informações sobre o passado e todas as atividades de Cayde sejam reveladas. Pode ser que tenhamos missões justamente para encontrar coisas que Cayde deixou por aí. Ou até mesmo, quem sabe, uma versão de Cayde como Inteligência Artificial.

Toda essa esperança vem da imagem que mostra Cayde carregado de volta.

Cayde sendo carregado pelo Guardião

Eu sinceramente espero que o personagem acabe retornando em outra forma para a série. Talvez uma interface do Rasputin?

 

 

omegawpnx

Guardião renascido em 23 de Julho de 2014 (Beta). Primeira versão é Exo Arcano; hoje é Titã/Desperto. Sua simulação Vex é encontrada no Xbox.