Skip to main content

Destiny 2: Manual do Jogo Base

Olá Guardião!

Você começou a jogar Destiny 2 agora? Quer entender o que o jogo base oferece, as diferenças das expansões, ou como progredir no jogo? Neste guia simples responderemos a maioria das dúvidas dos Guardiões novatos.





O que é Destiny 2

Para começar vamos colocar alguns conceitos para você que vai começar a jogar. Destiny 2 é um jogo de Ação com perspectiva de “Primeira Pessoa” (FPS – First Person Shooter). É importante explicar essa parte.

D2 é um jogo de ação, pois sua mecânica envolve a necessidade de resolver quebra-cabeças, passar por pulos de plataformas, entre outras coisas para chegar ao seu objetivo. O combate é realizado no formato de FPS, aí que se encaixa a ideia “Jogo de Tiro”.

No entanto, Destiny 2 também conta com “elementos de RPG”, pois tem barra de experiência, níveis, classes, habilidades e uma grande variedade itens diferentes para que o jogador possa personalizar sua experiência. O foco do jogo são atividades multijogador, mas você pode realizar boa parte sozinho, apesar de ser obrigado a estar conectado à internet o tempo todo.

Complicado? Pode parecer, mas não é.

 


A História de Destiny

 

No universo de Destiny, a humanidade teve contato com um ser alienígena, conhecido como Viajante. Através da sua Luz, como é chamado o seu poder, ele dividiu muitas bênçãos transformadas em tecnologia. Com essa tecnologia avançada, os Humanos se multiplicaram pelo sistema solar, sua expectativa de vida aumentou muito, apesar de ainda existirem conflitos. Essa época é conhecida como “Era Dourada”.

Contudo, a Luz do Viajante tem um contraponto, a Treva. A Treva não é um ser ou uma raça, mas tudo aquilo que busca se apoderar do poder do Viajante ou destruí-lo. A Era Dourada termina com a chegada da Treva, um evento que quase destrói a vida na Terra, e ficou conhecido como “Colapso”.

Para evitar o fim de tudo, o Viajante fez um esforço tremendo e criou os Fantasmas e os Guardiões, com objetivo de protegê-lo e também proteger a vida na Terra. Em Destiny 2, o jogo inicia com um ataque à Torre, o centro de comando da Vanguarda, que controla as atividades dos Guardiões.

 

Por onde começar

 

Primeiro, adquira o jogo. Você encontra Destiny 2 para PlayStation 4, Xbox One e PC, através da Battle.Net. Muitos jogadores novos aproveitaram ofertas do jogo base grátis na PSN e na Battle.Net, porém as versões que estão à venda atualmente já incluem as expansões. Para encontrar o jogo à venda em formato digital, visite o link abaixo:

Atualmente, já existem quatro expansões para o jogo, que aumentam muito a quantidade de eventos e atividades para os jogos. Elas também adicionam mais níveis de experiência e poder. Falaremos mais até o fim desse texto, não se preocupe.

 

Escolha sua Classe

Você tem três opções de classe em Destiny 2. São elas:

 

  • Titãs: Linha de frente de combate, os Titãs têm habilidades defensivas e com muita resistência. Seu poder de destruição é alto.
  • Caçador: Batedores e assassinos do jogo, os caçadores não costumam lutar cabeça com cabeça, e sim manter a distância ou usar do elemento surpresa. São muito ágeis.
  • Arcano: O mago espacial do jogo. Arcanos tem habilidades de suporte, não costumam ser a linha de frente, mas seu poder de destruição é o maior das três classes. Suas habilidades costumam mudar o rumo da batalha.


Apesar da diferença entre as classes, é necessário lembrar que é possível direcionar seu personagem para o seu estilo de jogo. Se você gosta de atacar muito, poderá fazer um Caçador muito resistente, ou um Titã Veloz, e por aí vai. Tudo vai depender das suas escolhas nos itens.


O que realmente diferencia as classes são as Habilidades de classe, e as Super Habilidades. As habilidades de classe são estas:

 

  • Titã: Barricada; uma parede de luz que se ergue em frente ao personagem, sendo está alta para defesa total ou mais baixa que serve de cobertura para atirar.
  • Caçador: Esquiva; o personagem salta para qualquer direção se esquivando dos ataques inimigos, com bônus de recarregar sua arma ou poder de soco.
  • Arcano: Fissura; um poço de energia se forma embaixo do personagem, curando ou aumentando seu poder de ataque.

 

Conheça todas as Super Habilidades

 

Para começar, Destiny 2 conta com um sistema de três elementos:

  • Arco
  • Solar
  • Vácuo

O dano “elemental” existe nas armas energéticas e nas habilidades de classe, bem como nas Super habilidades. Cada classe tem três Subclasses, e cada uma delas conta com mais três tipos de “Super”.


Titã:

  • Combatente
  • Demolidor Solar
  • Sentinela

Caçador:

  • Pistoleiro
  • Acrobata Voltaico
  • Predador Noturno

Arcano:

  • Esgrimista Áureo
  • Andarilho do Vácuo
  • Condutor da Tempestade

 

Depois de escolher a sua classe, é hora de escolher sua raça.


As diferentes raças em Destiny 2



Existem três tipos de raças, e você também pode escolher o seu gênero, além de uma breve edição do rosto do seu personagem. As três raças são:

  • Humanos
  • Despertos
  • Exos

Os Humanos que restaram na Terra ainda sobrevivem na Última Cidade, protegidos pelo Viajante. Os Despertos são uma raça criada durante o colapso, composta por Humanos que fugiam do Colapso mas foram atingidos pela Treva em pleno espaço. Eles ocupam o Arrecife de asteróides no sistema solar. Por último, os Exos, que são máquinas criadas pelos humanos para combate. Porém os Exos possuem mentes humanas, e graças a isto tem vontade própria, como máquinas vivas.

 

A Guerra Vermelha – Campanha

 

Este é o nome da campanha base do jogo. Ela consiste em 17 missões, e conta a história do ataque à Torre feito pelas Cabal, comandados por Dominus Ghaul.

Além da campanha, o jogo conta com diversas Aventuras. São missões secundárias que completam a história. Cada local tem um número diferente de aventuras.

 


O que são Jornadas

 


As Jornadas são missões especiais, divididas em diversos passos, e que geralmente resultam em novos itens ou contratos exóticos. Elas também contam histórias paralelas a principal.

No jogo base, temos as jornadas:

  • Fortificação
  • Inimigo do meu Inimigo
  • Êxodo Negro
  • Dinastia
  • Mire, Atire, Repita
  • Rei dos Ratos
  • Relíquias da Era Dourada

Você também pode obter a Jornada “Devorador de Mundos”, que tem como recompensa a arma “Lenda de Acrius”. Essa jornada fica disponível após o término da campanha.

 

Assaltos


Em Destiny 2, o jogo continua após o fim da campanha, aventuras e jornadas. Existem outros modos de jogo, como os Assaltos. Assaltos são atividades lineares onde existem pequenas mecânicas, e um chefe no final. Temos a opção de jogar a lista de Assaltos da Vanguarda, e a versão Anoitecer.

Na lista dos Assaltos da Vanguarda, você joga diversos assaltos escolhidos de forma variada, e com matchmaking ativo. Dessa forma o jogo vai encontrar mais dois Guardiões para completar o seu esquadrão. Esse modo de jogo conta com três modificadores, que mudam todos os dias. Os modificadores adicionam dificuldades, como por exemplo, ausência de radar, aumento no dano recebido ao estar no ar, maior velocidade na recuperação de granadas, entre outros.

O modo Anoitecer é considerado uma atividade de fim de jogo, com alto nível de dificuldade. Quem define os modificadores é o próprio jogador; porém para obter a melhor recompensa é recomendado adicionar vários modificadores. Tudo isso é realizado através de um cartão obtido com o NPC Xûr. Ao completar um Assalto você ganha experiência para o Rank da Vanguarda.

 

Os Assaltos são uma atividade de PvE, para o PvP você deve procurar o Crisol.

 

Crisol


O modo de PvP de Destiny 2 é conhecido como Crisol. Nele existem diversas formas de disputa, como Controle, Duplas, Enfrentamento, Sobrevivência, entre outros. Em qualquer formato de jogo ou lista de jogos, o nível de Poder dos Guardiões não influencia no dano.

Por falar em lista de jogos, o Crisol conta com duas opções: Jogo Rápido ou Competitivo. As regras mudam um pouco, com o Jogo Rápido focado em formato 6v6 (seis contra seis jogadores). Já o Competitivo é formatado em 4v4, e não tem a opção de Radar disponível.

As diferenças não param aí. Apesar dos dois modos contribuírem com experiência para ranks, cada um tem um rank diferente. O Jogo Rápido conta com um rank mais simples, onde as derrotas não diminuem pontos, e a quantidade que se obtêm ao vencer é maior. Porém no Competitivo, o seu rank diminui em caso de derrotas, e também se você não manter uma atividade recorrente. Isso quer dizer que se você não jogar sempre, perderá pontos.

 


Armas Pináculo

 


Atualmente, tanto para o Crisol quanto para a Vanguarda, existem armas especiais conhecidas como “armas pináculo”. Elas são obtidas através de Jornadas adquiridas diretamente nos NPCs. Lorde Shaxx para o Crisol, e Zavala para Vanguarda.

No entanto, com o jogo base de Destiny 2, não é possível equipar as armas pináculo pois elas têm um nível acima do limite.

 

Incursões

As Incursões são as principais atividades em Destiny 2, marcam o limite máximo de dificuldade e dispõem das melhores recompensas do jogo. Para um Guardião, o topo é conseguir finalizar uma Incursão.

Esse modo de jogo é realizado em times de 6 jogadores, sem opção de matchmaking. Não existem dicas ou interações com NPCs que ajudem os jogadores a passar pelos quebra-cabeças. A intenção é que os jogadores descubram o desafio enquanto jogam.

Além das Incursões, em Destiny 2 temos os “Antros” de Incursão. São atividades de alto nível, porém mais curtas e lineares do que as Incursões. Os Antros de Incursão atuais são:

  • Devorador de Mundos (Expansão A Maldição de Osiris)
  • Pináculo Estelar (Expansão A Mente Bélica)

Os dois Antros de Incursão fazem parte da Incursão “Leviatã”. As Incursões atuais são:

  • Leviatã
  • Último Desejo (Expansão Renegados)
  • Flagelo do Passado (Expansão Arsenal Negro)

Somente a Incursão Leviatã está disponível para os jogadores que possuem o jogo base de Destiny 2. As demais acompanham as expansões.

 

Nível do Personagem e Nível de Poder

Bonito e forte


Os Guardiões são seres poderosos, com capacidade de renascer graças aos seus fantasmas. Mas Destiny 2 é um jogo com elementos de RPG, então existem barras de experiência e níveis diferentes para medir o quanto um Guardião é forte ou não.

Os níveis de personagem servem para definir quais itens o Guardião está apto a usar ou não. A partir disso, cada item tem um nível de Poder diferente. Assim que o personagem atinge o nível máximo, ele pode utilizar os itens mais poderosos do jogo.

Os limites para o jogo básico são:

  • Nível de Personagem: 20
  • Nível de Poder: 300

É possível que você atinja nível 20 de personagem, mas não atinja nível 300 de Poder. Para isto, você deve participar das atividades de fim de jogo, como a Incursão e o Anoitecer. A Incursão disponível no jogo base é a Leviatã. O assalto do Anoitecer sofre uma rotação, e toda semana existem opções diferentes para o jogador escolher.

Os níveis de Poder ditam a dificuldade do jogo. Se você tem 200 de Poder, e a atividade pede Poder recomendado de 150, será fácil passar pelos inimigos. Caso contrários, se houver uma diferença alta do Poder recomendado, a sua dificuldade será maior. É isso que define se uma atividade é de “fim de jogo” ou não. A Incursão Leviatã pede 300 pontos de Poder, portanto qualquer pontuação abaixo disso, o que é normal, vai criar dificuldade.

Se a diferença de poder foi muito grande, os inimigos não vão sofrer dano, e qualquer ação sua vai retornar a informação “Imune”. Isso também vale para os níveis do personagem, caso a diferença seja muito grande, será mostrado em vermelho um “?” do lado do seu nome.

 

Variedade de Itens


Os itens do jogos são divididos por cinco classes, para que o jogador identifique seu valor e raridade. Conforme a qualidade aumenta, o item ganha mais habilidades passivas. Todos os itens são adquiridos através de Engramas, seja como recompensa por atividade ou simplesmente a matar inimigos. Os engramas seguem a mesma classificação dos itens, que podem ser:

  • Comum (branco)
  • Incomum (verde)
  • Raro (azul)
  • Lendário (roxo)
  • Exótico (dourado)

Os itens comuns, incomuns costumam surgir somente enquanto o personagem ainda não atingiu seu nível máximo. Já os itens raros costumam aparecer mais assim que o nível máximo de personagem foi atingido. Os melhores itens e mais utilizados são os lendários, que são capazes de atingir o máximo de nível de poder.

Por último, temos os itens exóticos. São muito difíceis de conseguir, e tem habilidades especiais. Só podemos equipar um item exótico por vez, portanto é uma escolha importante na montagem do personagem.

 

Armaduras

 

Todo Guardião usa Armaduras diferentes. Existem diversos temas de armaduras, e o jogador pode tentar se equipar somente com aquele tipo ou misturar conforme a necessidade. Estes temas não seguem um padrão, apesar de sempre existir as armaduras da Vanguarda, Crisol, Incursão, Eververso (cosmético) e ao menos três temas relacionados à campanha.

Cada classe de Guardião tem uma armadura diferente, e essas sim não podem ser misturadas. Por exemplo, um Arcano não pode usar um Capacete de Caçador. Cada classe também tem seu item de armadura de classe. Veja a lista a seguir:

  • Capacete
  • Manopla
  • Torso
  • Armadura de Pernas
  • Voto de Arcano
  • Marca de Titã
  • Capa de Caçador


Armas


Existe uma variedade enorme de armas em Destiny 2. O mesmo conceito de qualidade dos itens se aplica às armas, portanto as melhores são as lendárias, e só podemos usar um exótico por vez.

No entanto, temos diversos tipo de armas, além de suas classes. As classes de armas são as seguintes:

  • Cinéticas
  • Energéticas
  • Potentes

Veja agora a lista de tipos de Armas existentes:

  • Arco de Combate
  • Canhão de Mão
  • Escopetas
  • Espadas
  • Fuzil de Assalto
  • Fuzil de Batedor
  • Fuzil de Fusão
  • Fuzil de Fusão Linear
  • Fuzil de Pulso
  • Lança-Foguetes
  • Lança-Granadas
  • Pistolas
  • Rifle de Precisão
  • Submetralhadoras

Antigamente, alguns tipos de armas eram exclusivos de certas classes. Por exemplo, todo Rifle de Precisão (sniper) era uma arma Potente. Contudo, isso mudou depois da comunidade pedir muito, e hoje os tipos de armas não seguem uma regra de classe. Existem Rifles de Precisão classificados em todos os tipos, o que permite ao jogador usar o mesmo tipo em cada classe, mantendo então três Rifles de Precisão ao mesmo tempo.

 

Cosméticos


Destiny 2 também conta com um sistema de personalização dos personagens por meio de itens cosméticos. Também seguem as classes de qualidades, e podem ser obtidos no jogo ou comprando com dinheiro real na Eververso. São eles:

  • Armaduras da Eververso
  • Naves
  • Ornamentos de Armas
  • Ornamentos de Armaduras
  • Porta-Fantasmas
  • Tonalizadores
  • Veículos (Pardal)

Alguns itens cosméticos tem habilidades, porém nenhum deles tem vantagem sobre os itens obtidos no jogo. Aliás, todos os itens cosméticos podem ser adquiridos no jogo sem a necessidade de investir dinheiro real.

Para se obter estes itens, você precisa de um tipo específico de engrama, o Engrama Brilhante. Você sempre recebe um engrama brilhante ao subir de nível após atingir o limite máximo do jogo. Se preferir investir dinheiro real, existe a opção de comprar estes engramas direto do NPC da Eververso.

 

Economia do jogo

Fragmentos são usados para várias coisas, então você deve ter muitos deles

 

Apesar de seus elementos de RPG, em Destiny 2 não temos a opção de realizar troca de itens entre os jogadores. Cada recompensa, seja de atividades ou de inimigos, é pessoal e intransferível. Temos como saber se uma atividade ou inimigo terá recompensas melhores, geralmente atrelado ao nível de dificuldade, porém o resultado se resume a sorte.

De qualquer forma, existem NPCs que vendem itens. Para comprar itens, o jogo tem quatro moedas diferentes:

  • Lumen
  • Fragmentos Lendários
  • Pó Brilhante
  • Prata

O Lumen é a moeda base, fácil de se obter de qualquer inimigo, e serve para adquirir itens básicos nos NPCs, e realizar ações de aprimoramento dos itens (upgrade). Já os fragmentos lendários são obtidos ao destruir os itens lendários, seja este qual for.

Os fragmentos lendários são a moeda mais valiosa, pois além de servir para aprimoramento são utilizados na compra de itens exóticos do vendedor especial, Xûr. Este vendedor aparece somente de sexta à segunda, e em locais variados, sem nenhuma indicação ou ícone.

Pó Brilhante é obtido ao completar contratos da Eververso ou destruir itens cosméticos. Ele serve para comprar itens cosméticos sem usar dinheiro real. A Prata é justamente a moeda que representa o dinheiro real no jogo, e deve ser adquirida na loja da plataforma que o jogador usa, de forma separada ao jogo.

Não é difícil acumular qualquer moeda do jogo (exceto Prata). É apenas uma questão de tempo de jogo até conseguir acumular o necessário para a ação desejada.

 

Cofre

 

Já que não é difícil acumular dinheiro no jogo, algo que é bem complicado é gerenciar seus itens no Cofre. Ele conta com 500 espaços, o que atualmente é suficiente. Para acessar o Cofre, você precisa entrar em uma área social, como a Torre ou a Chácara.

No entanto, se mesmo com 500 espaços no cofre você se ver necessitando de mais espaço, talvez seja a hora de destruir itens. Qualquer item pode ser destruído, portanto tenha cuidado antes de desmontar qualquer coisa.

Em Destiny 2 contamos com uma opção que facilita esse gerenciamento, é o app Destiny 2 Companion. Nele você pode transferir, equipar e travar itens. É um aplicativo oficial da Bungie, e seguro quanto a informações e bugs. Existem aplicativo terceiros, com mais opções, que também são autorizados porém você estará compartilhando informações com terceiros.

 

As Expansões de Destiny 2

Como citei anteriormente, o jogo base de Destiny 2 já recebeu diversas expansões. O objetivo deste manual é juntar informações básicas para quem não conhece o jogo ou tem interesse de comprar, portanto não irei abordar detalhes.

Contudo, atualmente somente se encontra a opção de adquirir o jogo com as expansões. Segue a lista das expansões:

  •  Maldição de Osiris
  • A Mente Bélica
  • Renegados
  • Arsenal Negro

As expansões “A Maldição de Osiris” e “A Mente Bélica” fazem parte do “Ano 1” de Destiny 2. Isso literalmente quer dizer que durante o primeiro ano após o lançamento do jogo, estas expansões foram lançadas.

Destiny 2 é dividido em “Ano” e “Temporada”. Podem haver diversas temporadas por ano; geralmente são três. As Temporadas contam com eventos pontuais e temporários, são eles:

  • Bandeira de Ferro
  • Movimento de Facções
  • Festival de Finados
  • Dias Carmesins
  • A Alvorada
  • Solstício dos Heróis

Estes eventos possuem itens temáticos que só podem ser adquiridos durante esta época. Os jogadores que não possuem as expansões não tem acesso a diversas atividades, e ainda tem seu nível e poder limitados. Além das expansões, o jogo agora conta com um “Passe Anual”, que promete mais conteúdo.

 

Passe Anual

O Passe Anual de Destiny 2 inclui mais conteúdo, dividido em três Temporadas, que deve preencher todo o “Ano 2” do jogo. Veja as expansões confirmadas:

  • Arsenal Negro (Já disponível)
  • Audácia do Curinga (Outono 2019)
  • Penumbra (Inverno 2019)

Os jogadores que possuem todas as expansões até “Renegados” terão acesso a atualizações de nível e de Poder, porém certas atividades e jornadas são exclusivas do conteúdo do Passe Anual.

A vantagem do Passe Anual é uma maior variedade de atividades para que o jogador atinja o Poder máximo. Ele também traz novidades para a história do jogo.

 

Momento Atual

Ada-1, personagem da expansão Arsenal Negro

Destiny 2 se encontra na metade do seu conteúdo programado. Esse é um cálculo não oficial, considerando que Destiny teve 3 anos de conteúdos novos antes do lançamento de seu sucessor.

É previsto que Destiny 2 siga o mesmo conceito, com três anos de conteúdo. Com o lançamento da expansão Renegados atingimos a marca de dois anos. Já temos anunciadas ao menos duas novas expansões, com possibilidade de um novo passe anual anunciado em 2019.

Entretanto, este guia é focado para aqueles iniciantes. Portanto, é importante dizer que o jogo base de Destiny 2 oferece uma experiência completa. Com ele você tem a possibilidade de jogar praticamente todos os modos de jogo.

Recomendamos que se possível, faça a aquisição da expansão Renegados somado ao Passe Anual, para que possa atingir os limites de Poder (650) e nível (50), além de ter acesso a todos os mapas, assaltos e incursões disponíveis.

Curtiu o manual? Compartilhe com seus amigos. Tem sugestões ou dúvidas? Comente aqui ou nas nossas rede sociais!

omegawpnx

Guardião renascido em 23 de Julho de 2014 (Beta). Primeira versão é Exo Arcano; hoje é Titã/Desperto. Sua simulação Vex é encontrada no Xbox.